Home         Translations         About Us   
search  












 

ESTA GERAÇÃO

Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nestes dias de pecado e incredulidade, o Filho do Homem se envergonhará também dele, quando retornar na glória de seu Pai e junto com os santos anjos.

Em sua incredulidade, esta geração clama por um sinal; e não lhe será dado nenhum sinal além do sinal dado ao profeta Jonas. Pois assim como Jonas esteve dentro do grande peixe por três dias e noites, assim também o Filho do Homem será sepultado por três dias e três noites na terra.

Verdadeiramente, virá um dia em que os habitantes de Níneve (a capital da Assíria conhecida com a Cidade dos Ladrões) se levantarão em juízo contra esta geração e a condenarão; pois eles se arrependeram devido à pregação de Jonas; e agora alguém maior do que Jonas está diante de vocês.

A Rainha de Sabá também se levantará para julgar esta geração, e a condenará; pois ela viajou uma grande distância para ouvir as palavras sábias de Salomão, e vejam, aqui está alguém que tem maior sabedoria do que Salomão.

Como posso descrever esta geração? São como crianças sentadas na praça, gritando umas para as outras: "Nós tocamos melodias alegres nas nossas flautas mas vocês não dançaram nem cantaram. Então nós resolvemos tocar uma canção lúgubre, mas vocês se recusaram a ficar tristes."

João, o meu precursor, viveu entre vocês com austeridade. Todos diziam: "Ele deve ter um demônio." Agora o Filho do Homem veio até vocês, gozando plenamente da vida, e vocês dizem: "Um bêbado e um glutão, amigo de párias e pecadores!" Como vocês justificam brilhantemente suas próprias inconsistências!

Ó, geração que vive sua vida baseada em mentiras; como é que podem dizer algo digno de se ouvir sendo tão mentirosos? Pois a boca fala daquilo que está cheio o coração.

Quando anoitece vocês dizem: "Vai fazer bom tempo porque o céu está descoberto." E pela manhã vocês dizem: "Vai fazer mau tempo hoje, pois o céu está nublado e ameaçador." Vocês podem prever acuradamente uma mudança de tempo. Será que não podem discernir os sinais dos tempos?

Venham, todos vocês que estão exaustos, oprimidos e cansados da vida, e eu lhes darei um descanso maravilhoso! Recebam as minhas palavras e deixem-me ensinar-lhes, pois eu sou terno e bondoso. Finalmente vocês acharão descanso para suas almas! Pois aquilo que eu peço de vocês é para o seu próprio bem, e a carga que lhes dou para levar, é leve.

Aqueles dentre vocês que escolherem me seguir nesta geração, sentar-se-ão um dia em tronos e julgarão reinos, e também julgarão aqueles que endureceram os seus corações e deram as costas para estas palavras de justiça.

UM LUGAR PARA VOCÊS

Eu vou preparar um lugar para vocês.

Saibam isto: se eu for e preparar um lugar para vocês, eu voltarei, e os levarei para estar comigo; para que onde eu estiver, ali vocês também estejam. Não deixem que seu coração fique perturbado: vocês crêem em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitas mansões: se não fosse assim eu lhes teria dito. Eu tenho que partir, mas voltarei para vocês. Se vocês me amassem de verdade, se alegrariam porque eu vou para o Pai: pois o meu Pai é maior do que eu.

Não fiquem admirados de eu dizer: em breve vocês não me verão; e pouco tempo depois, vocês me verão outra vez. Vocês chorarão e ficarão tristes mas o mundo se alegrará. Vocês ficarão atribulados; mas seu sofrimento se transformará em alegria.

Uma mulher durante o parto tem dores e agonia; mas assim que a criança nasce, ela esquece a dor, por causa da alegria de ter trazido ao mundo uma criança sua. Por um momento vocês experimentarão o sofrimento; mas eu vou voltar a vê-los e os seus corações se alegrarão, e ninguém vai mais poder tirar-lhes esta alegria.

A PROMESSA DO ESPÍRITO

É o Espírito que tem o poder de dar a vida.

Se vocês me amam, então guardem os meus mandamentos. E eu orarei ao Pai, e ele lhes dará um outro Consolador para estar com vocês para sempre. Ele é o espírito da verdade. O mundo não o aceita, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês vão reconhecê-lo, pois ele habitará com vocês e estará em vocês.

Não vou deixá-los desamparados. Agora é necessário para vocês que eu vá embora; porque se eu não for, o Consolador, o Espírito Santo, não poderá vir para vocês.

Quando eu partir o enviarei a vocês. Quando ele chegar, revelará ao mundo o que é pecado, e o que é justiça e condenação. Pecado, porque eles não acreditam em mim; justiça, porque eu vou para o meu Pai, e vocês não me verão; condenação porque o poder maligno do príncipe deste mundo foi derrotado.

Eu tenho muito mais coisas a dizer para vocês, mas vocês não podem compreendê-las agora. Entretanto, quando o Espírito da verdade chegar, Ele guiará vocês em toda a verdade, pois Ele não falará de si mesmo; mas somente falará aquilo que ouvir, mostrando a vocês as coisas que estão para vir.

Ele me louvará e glorificará, revelando a minha glória a vocês. Lembrem-se: toda a glória do Pai também pertence a mim. Por isto posso lhes fazer esta promessa: o Espírito revelará a vocês a minha natureza divina.

Se o seu filho lhe pedisse pão, será que você lhe daria uma pedra? Se seu filho pedisse para comer peixe, você lhe daria uma cobra? Será que você daria um escorpião para a criança que lhe pedisse um ovo? Se vocês que são deste mundo sabem suprir a necessidade de seus filhos, tanto mais o seu Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lhe pedirem.

Quando vier o Consolador, o Espírito da verdade que eu enviarei do Pai, ele testificará de mim. Ele lhes ensinará todas as coisas, e lhes recordará tudo aquilo que eu tenho dito.

UM CONVITE PARA A VIDA

Todo aquele que crê no Filho terá vida eterna.

Um homem rico planejou um grande banquete e convidou muitas pessoas. Quando se concluíram as preparações, ele enviou seu servo àqueles que haviam sido convidados anunciando: "Venham, pois tudo já está pronto."

Mas todos os convidados começaram a inventar desculpas. O primeiro replicou: "Eu acabei de comprar um pedaço de terra, e eu tenho que ir vê-lo mais uma vez. Queira desculpar a minha ausência."

O segundo disse: "Eu acabei de comprar um rebanho de gado e tenho que ir examiná-lo. Queira desculpar a minha ausência."

Um terceiro respondeu: "Eu acabei de me casar e não posso comparecer."

Finalmente, quando o servo voltou e contou o que havia ocorrido, seu amo lhe ordenou: "Vá depressa às ruas da cidade e reúna os pobres, os aleijados, os doentes e os cegos."

O servo fez o que ele mandou, e retornou dizendo: "Senhor, eu fiz o que me mandou e ainda há lugar à mesa."

"Vá então pelas estradas e pelos campos", replicou o homem rico, "e insista com todos que encontrar para virem preencher os lugares à minha mesa. Pois eu lhes digo: nenhum daqueles que foram inicialmente convidados provarão do banquete que eu lhes havia preparado."

Qualquer que ouve as minha palavras e crê naquele que me enviou terá a vida eterna e não será condenado; mas passará da morte para a vida. Não fiquem admirados com isto; pois o tempo está próximo quando os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que ouvirem a sua voz viverão. Em sua sepultura, os mortos ouvirão a voz dele e serão ressuscitados; aqueles que tiverem feito o bem serão ressuscitados para uma nova vida, e aqueles que viveram em pecado ressuscitarão para a condenação.

Este é o caminho para a vida eterna: conhecer o único Deus verdadeiro e Jesus Cristo, o único que foi enviado à terra! Levem as minhas palavras a sério. Pois Deus tanto amou o mundo, que Ele deu o seu único Filho para morrer, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas seja salvo e tenha a vida eterna. Estas boas novas do reino serão pregadas em todo o mundo como testemunho para todas as nações; e então virá o fim.

O FINAL DOS TEMPOS

Verdadeiramente eu lhes digo: esta geração não passará até que todas estas coisas sejam cumpridas.

Certa vez um dono de terras plantou uma vinha e construiu no terreno um lagar para fazer vinho. Ele fez uma cerca alta em volta de sua propriedade e ergueu uma torre de vigia. Depois arrendou a vinha a alguns lavradores e viajou para uma terra distante. Quando se aproximou o tempo da colheita, o proprietário enviou os seus servos aos lavradores da vinha para recolher a sua parte dos lucros. Mas os lavradores emboscaram os servos; bateram num, mataram outro e o terceiro expulsaram a pedradas.

Pela segunda vez o proprietário mandou servos para recolher a parte que lhe cabia; e apesar de ter enviado ainda mais gente do que antes, estes servos tiveram o mesmo destino dos primeiros.

Finalmente, o proprietário mandou o seu único filho, pensando: "Pelo menos eles respeitarão o meu próprio filho."

Entretanto, quando os lavradores da vinha viram o filho se aproximar, tramaram entre eles: "Este é o herdeiro. Se nós o matarmos, a sua herança será nossa."

Então eles o pegaram, arrastaram-no para fora da vinha e o mataram. Eu lhes pergunto, quando o proprietário da terra finalmente retornar, o que será dos lavradores da vinha?

Ó, meu povo, meu povo, vocês que mataram os profetas e desprezaram aqueles que lhes foram enviados, quantas vezes tive de ajuntá-los como uma galinha que ajunta a sua ninhada debaixo das asas, e mesmo assim vocês não quiseram ajuda! Olhem, a sua casa ficará deserta; e vocês não mais me verão até que chegue o momento quando todos dirão: "Bendito é aquele que vem em nome do Senhor."

Se ao menos tivessem tomado conhecimento naqueles dias da vida eterna que esteve ao seu alcance! Mas estas coisas agora estão escondidas dos seus olhos. Os poderes dos céus se abalarão, e os corações das pessoas congelarão de medo, antecipando as calamidades que estão para vir sobre a terra.

Quando chegar o final dos tempos e vocês virem a "abominação desoladora" no santuário, da qual falou o profeta Daniel, então será a hora daqueles que habitam nas cidades fugirem para as montanhas. Os que estão nos telhados não desçam á casa para apanhar suas coisas; e os que estão trabalhando na terra não devem voltar para buscar suas roupas. Ai das mulheres que estão para dar a luz naqueles dias! Orem para que a sua fuga não seja no inverno, ou no dia do sábado: pois haverá sofrimento tal como jamais houve desde a fundação do mundo ou em qualquer outra época. A não ser que estes dias se encurtem, ninguém sobreviverá. Contudo, estes dias serão abreviados por causa do povo escolhido de Deus.

Pois o dia chegará quando os seus inimigos cavarão uma trincheira ao redor de suas muralhas, e cercarão vocês de todos os lados. Eles os arremessarão ao chão, juntamente com os seus filhos, e não deixarão nenhuma pedra de pé; toda esta miséria porque vocês se recusaram a reconhecer a Deus quando este veio visitar vocês.

Vocês estão vendo estas paredes magníficas do templo? Verdadeiramente eu lhes digo, nenhuma pedra será deixada de pé! Jerusalém será pisoteada pelos incrédulos, até que o tempo deles se cumpra.

Quando ouvirem falar de guerras e rumores de destruição, não deixem que seus corações fiquem atemorizados: pois estas coisas primeiro terão de acontecer; mas ainda não será o fim. Nação se voltará contra nação e reino contra reino. Cenas terríveis e grandiosos sinais aparecerão nos céus. Haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas. Na terra haverá grande sofrimento entre as nações e perplexidade, como o rugido das ondas poderosas do mar. Aumentará a fome, pragas, e terremotos. Isto tudo é o começo dos sofrimentos. Como o pecado dominará, o amor de muitos se esfriará.

Vocês serão traídos e condenados à morte, e serão odiados por todas as nações por causa do meu nome. Mas permaneçam vigilantes, e orem sempre para que sejam considerados dignos de escapar destas coisas que irão ocorrer; e possam apresentar-se um dia diante do Messias, o Filho do Homem.

Aprendam a lição dada pela figueira. Quando os seus galhos estão cheios de seiva e produzem novas folhas, sabem que o verão está próximo. Nenhum homem sabe o dia exato ou a hora precisa do retorno do Messias; nem mesmo os anjos no céu, mas somente o meu Pai. Entretanto, quando vocês virem o início de todos estes acontecimentos, saberão que o dia está próximo.

O REGRESSO

Estejam vigilantes, pois vocês não sabem a hora em que o seu Senhor virá.

Cuidem para que ninguém os engane; pois no final dos tempos, muitos virão usando o meu nome dizendo:" Eu sou o Cristo," e eles enganarão a muitos. Falsos profetas se levantarão; e eles também levarão muitos a acreditar em suas mentiras.

Não acreditem neles quando disserem: "Aqui está um que é semelhante a Cristo, ou ali está um filho do Cristo." Pois surgirão muitos falsos Cristos e falsos profetas exibindo sinais e maravilhas estranhas. Até os justos serão enganados.

Se eles disserem, "Olhem, ele está no deserto," não saiam correndo à minha procura; ou quando disserem, "Ele está num lugar secreto que somente eu conheço," não acreditem neles. Pois como o relâmpago resplandece através do espaço, iluminando os céus desde o oriente até o ocidente, assim será a vinda do Filho do Homem.

No fim dos tempos, o sinal do Filho do Homem aparecerá nos céus fazendo estremecer as nações da terra; pois elas verão o Messias, o Filho do Homem, chegando em poder e grande glória; e verão o Filho do Homem sentado à mão direita do Deus vivo, retornando nas nuvens do céu. E ele enviará os seus anjos com grande soar de trombeta; e eles ajuntarão os escolhidos dos quatro ventos, dos recantos mais longínquos dos céus e da terra, e recompensarão a todos conforme as suas obras.

Assim como foi nos dias de Noé, assim também será no tempo da vinda do Filho do Homem. Nos dias que precederam o grande dilúvio eles comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, e festejavam descuidadamente, até o dia em que Noé entrou na arca. Eles ignoraram os avisos do dilúvio que se aproximava.

Assim também aconteceu nos dias de Ló. Eles comeram e beberam, compraram e venderam, plantaram e edificaram. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre dos céus, e todos foram destruídos. Assim será no dia em que o Filho do Homem for revelado.

Não deixe que seus corações fiquem sobrecarregados pela busca dos prazeres terrenos, dissipação ou das ansiedades da vida. Não deixem que a minha volta os encontre despreparados; pois virá como uma armadilha surpreendendo a todos os que habitam na terra.

Dois estarão trabalhando no campo. Um será levado e o outro ficará para trás. Duas mulheres estarão moendo o trigo. Uma será levada e a outra ficará para trás. Estejam vigilantes, pois vocês não sabem a que hora o seu Senhor retornará. Mas saibam isto: se os que estão na casa soubessem a hora em que o ladrão viria roubar a casa, eles ficariam acordados à espera, e não deixariam que sua casa fosse saqueada.

Eu posso lhes garantir o seguinte, muitos profetas e reis desejaram ver as coisas que vocês agora vêem, mas não tiveram esta oportunidades; e muitos quiseram ouvir as coisas que vocês agora ouvem, e não tiveram esta chance; enquanto vocês viram todas estas profecias se realizarem.

Preparem os seus corações; pois no momento em que vocês menos esperarem, o Filho do Homem virá.

Ouçam a história das dez damas de honra que tomaram as suas lâmpadas e saíram ao encontro do noivo, iluminando o caminho para a sua chegada. Este grupo era formado por cinco moças sábias e cinco moças tolas. As moças tolas não levaram óleo suficiente para suas lâmpadas, enquanto as sábias levaram consigo bastante óleo. Como o noivo demorou para chegar, elas ficaram cansadas e pegaram no sono.

Então, à meia-noite, ouviu-se um grito: "Olhem, o noivo está chegando! Está na hora de irem ao seu encontro."

Apressadamente, as moças levantaram-se e começaram a preparar suas lâmpadas. Então as tolas disseram às sábias: "Dêem-nos um pouco do óleo que trouxeram; pois as nossas lâmpadas estão apagadas."

"Não podemos," as sábias responderam, "pois não há óleo suficiente para todas nós. Vão depressa acordar os vendedores e comprem mais óleo para vocês."

Mas enquanto elas saíram para procurar óleo, o noivo chegou; e aquelas que estavam prontas foram com ele para a celebração das bodas, e a porta se fechou.

Muito tempo depois, as outras voltaram, e começaram a clamar: "Senhor, Senhor, deixe-nos entrar."

Mas ele respondeu e disse: "Verdadeiramente eu lhes digo, eu não conheço vocês."

Abençoados são os servos que, quando o Senhor voltar, encontrar prontos à espera de sua chegada, mesmo que chegue no meio da noite, ou de madrugada. Verdadeiramente eu digo que ele vestirá suas roupas de festa e convidará tais servos para comer com ele à mesa, levantando-se ele próprio da mesa para serví-los como convidados de honra!

Então estejam alerta e vigilantes; pois vocês não sabem o dia nem a hora em que o Filho do Homem voltará. Vivam suas vidas de forma a estar preparados, com suas lâmpadas acesas; assim como os servos que esperam à porta, atentos para ouvir o seu senhor bater para entrar; pois eles serão encontrados prontos e cheios de expectativa quando ele voltar.

É mais fácil que o céu e a terra desapareçam, do que qualquer uma destas palavras não ser cumprida.

 
 


 

 
Send a friend an email telling them about The Words Site:

Friend's Name:   Friend's Email:   Your Name:  

Home | About Us |

THE WORDS IS COPYRIGHT-FREE. Permission to duplicate The Words applies to all audio
narrations and/or video on this site. Site Design Copyright ©2003 The Words, all rights reserved.
Site design by Prime Web Design